QUE TAGARELA!

Por que o papagaio consegue falar?

Gato toma banho?


O papagaio, ave que pode viver por cerca de 100 anos, possui uma membrana entre a traqueia e os pulmões chamada siringe que possibilita a emissão de diversos sons.


O que permite ao animal “falar”, ou melhor, reproduzir a fala humana é o fato de, ao ser domesticado, não ter contato com outros do bando e acabar perdendo a comunicação natural entre as aves. Desta forma, o papagaio não fala, mas começa a imitar sons domésticos que lhe são familiares, como a voz humana por exemplo.


Diferentes aves também podem imitar sons humanos (devido a presença da siringe), como araras, calopsitas, corvos, cacatuas, entre outras.


Para ensinar o papagaio a “falar” é preciso ter consciência de que, na verdade, ele apenas assimila sons e os repete sem significação. Portanto, a repetição pode tornar tal aprendizado possível. O animal pode aprender durante toda sua vida, mas como qualquer espécie, é aconselhável o ensinamento ainda jovem. Palavras simples e frases curtas no início, são boas estratégias.


Lembrando que o papagaio é um animal muito inteligente e pode fazer outras coisas além de repetir sons, tendo como exemplo, fazer acrobacias.